sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cidades Italianas e o Renascentismo.

                                                                   Cidades Italianas
                                                               e o
                                                        Renascentismo



  Por serem o centro das atividades comerciais e financeiras as cidades ofereciam as principais oportunidades de trabalho para os artistas atraindo escritores, poetas, arquitetos, artistas, músicos e cientistas. Assim, o Renascimento tornou-se um movimento cultural tipicamente urbano.
  A origem do movimento renascentista ocorreu na península Itálica, posteriormente difundindo-se pela Europa. Ali era grande o contato com obras, monumentos, estudos científicos e filosóficos produzidos pelos antigos gregos e romanos. Além disso, as cidades italianas tinham intensa atividade mercantil e lá muitos mercadores e banqueiros acumularam fortunas, aplicando-as no mecenato.

A produção artística da Renascença

Durante a Renascença, a pintura e a escultura tiveram significativo desenvolvimento. Muitas obras retratam situações do cotidiano e personagens da mitologia grega e romana. Embora os temas religiosos não tenham sido abandonados, eles foram humanizados, com santos, anjos e o próprio criador sendo representado por feições características e sentimentos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário